terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Desabafo e alerta aos Jovens

Desabafo e alerta aos jovens
Antigamente imperava o respeito, a educação o civismo, a solidariedade… de facto também havia mais analfabetismo, no entanto, os jovens, respeitavam sempre os mais velhos, Agora? Agora, impera, a roupa de marca, a falta de respeito, os telemóveis, o quero posso e mando, e tudo o que existe de negativo no mundo…. Serão estes os homens de amanha? Mal estará o mundo com jovens desta natureza, pois de facto eles não têm valores morais, pois também os pais actuais dificilmente conseguem transmitir aquilo que também não tiveram, por isso torna-se complicado. Isto esta tudo cada vez mais difícil, esta sociedade, esta cada vez mais egoísta, e por este andar o mundo não vai a lado nenhum…. Por exemplo, os políticos, só sabem roubar, só pensam neles, não sabem sequer governar. Também sempre lá estiveram os mesmos! As pessoas, estão sempre a coloca-los lá, pois provavelmente, ou não sabem mais, ou também se identificam com eles, não será verdade? Todas querem ter casas de luxo, carros de luxo, telemóveis topo de gama, os GPS, as roupas de marca, as idas aos shoppings, a tudo aquilo que da nas vistas! Agora os valores morais, aonde é que eles estão? Estão todos escondidos, sabe-la lá aonde? Aonde param os reais valores da sociedade? A solidariedade entre as raças? O espírito de equipa? A humildade e o respeito pelos mais velhos e não só? O companheirismo? Todo o que antigamente existia? Aonde para actualmente? Sinceramente não sei aonde isto vai parar!!!!
Jovens de hoje, pf façam algo, pois se não o fizerem vão ter um futuro muito difícil, mas muito mesmo. Abram os olhos, não se refugiem nos telemóveis, nos computadores, no egoísmo, no desrespeito, mas comecem a ser mais interventivos na sociedade, comecem a fazer algo para mudar tudo isto. Protestem, reclamem os vossos direitos, utilizem os v/ conhecimentos em coisas úteis para o futuro e para o bem da sociedade, pois é do v/ futuro e do futuro dos v/ filhos que estamos a falar: PF abram os olhos urgente, vão para a rua, protestar. Dirijam-se aos políticos, dirijam-se as entidades, façam os protestos, vejam a sociedade com olhos críticos, mas construtivos, não fiquem parados, pois parar é morrer….
Vocês não vem as noticias nos telejornais? Cada vez existe mais desemprego, cada vez existe mais roubos, mais violência, mais terrorismo. Usem os v/ conhecimentos para ajudar este mundo mas urgente, não fiquem a espera que os outros façam algo, pois se vocês estiverem quietos, nada mudara. Vocês são o futuro da sociedade, vocês são a esperança de mudar o mundo. Tudo o que você tem agora, foi conquista do passado, da luta dos v/ pais, dos v/ avos, não pensem que foi tudo terreno conquistado, pois não é verdade. Não estraguem o que eles construíram, pois assim, se o fizerem dificilmente conseguiram recuperar, pois algures por ai, deverá estar alguém ansioso por mudar tudo isto, e voltar a por como estava antigamente na altura da ditadura. Sabem o que isso é? Não poderem falar, não poderem andar na rua quando quiserem, não poderem utilizar o v/ telemóvel, não poderem falar c/ o v/ melhor amigo, não poderem protestar? Pois é, poderão achar que estou a ser demasiado pessimista mas não!!! Infelizmente, se VOCES NÃO FIZEREM NADA e nisto que o mundo se vai tornar….

Desabafo, na aula de TIC, no dia 15.01.2010, enquanto esperava que os colegas terminassem o trabalho.

1 comentário:

Henrique Mário Soares disse...

Muito bem.
Um grito de revolta, uma pedra no charco, o mexer nas consciências adormecidas, será que escutam???
eram bom que sim, caso contrário vão pagar uma factura bem alta.
Parabéns pelo post.
bjks.